é goleada tricolor na internet

veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Coluna

Caio Vasconcelos
Publicada em 23/07/2018 às 15h22

Minha Análise - Bahia 4x1 Vitória

Meus Amigos,

Ontem na Arena Fonte Nova, com cerveja mais barata para os sócios, o Bahia foi amplamente superior e venceu o Vitória por 4x1, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro.

Em que pese o lance de perigo do adversário logo no primeiro momento da partida, onde Anderson fez uma belíssima defesa, corrigindo a trapalhada de Tiago, o Bahia dominou o confronto. Atuando de forma segura, com uma variação tática interessante, saindo do 4231 para um 442 ou para um 433, a equipe tricolor fez sua melhor partida no ano.

Bem postado em campo, com boa atuação dos laterais, sempre desarmando e iniciando as jogadas de ataque, o time tricolor envolveu o time de Canabrava tendo maior posse de bola, maior poderio ofensivo e chances mais claras de gol. As triangulações dos laterais com Elton e Vinicius, dando suporte a Edigar e Zé Rafael fizeram o time ser mais móvel, mais rápido nas transições, com inversões de bola e pegando a defesa desarrumada. Além disso, o time ousou mais na partida, com dribles e jogadas menos burocráticas.

Importante destacar que a movimentação de Zé Rafael, Elton, Vinicius e Edigar confundiu o sistema defensivo, pois praticamente não guardaram posição. ZR10 ora era ponta esquerda, ora era meia pela direita. Vinicius até de 2° atacante jogou, além de volante e meia. Elton chegava por dentro e Edigar flutuava por trás de Gilberto, mais próximo do camisa 9 tricolor, além de cair nos lados atrás dos laterais, forçando a saída dos zagueiros para cobertura.

O reflexo dessa estratégia foram 3 gols do time (1, 2 e 4), além de infiltrações de Vinicius que poderiam ampliar o placar.

O golaço de Zé Rafael, por exemplo, decorre de uma virada de bola para Leo, que tem aproximação de Elton e deslocamento de ZR10 para a ponta esquerda. O lateral passa por 2 e deixa com açúcar para o lindo chute do craque do time.

Devemos destacar também que Gilberto deu muito trabalho a defesa adversária, pois não ficava fixo entre os zagueiros. Deu opções de passe, saía da área para depois infiltrar com velocidade, tirando os zagueiros da zona de conforto.

Quanto ao lance do pênalti, mais uma boa jogada fruto da movimentação do time. ZR10 caiu pela direita e, numa jogada inteligente, tirou toda a defesa. Foi derrubado claramente. Pênalti convertido no rebote por Vinicius.

Devemos destacar também a defesa de Anderson, em desvio de Kanu. Puro reflexo. Importante para ter tranquilidade no intervalo.

Na segunda parte, o adversário levou algum perigo nos primeiros 10 minutos, e Anderson novamente salvou o time de tomar o 1 gol, tirando com a ponta dos dedos um chute de Filipe Soutto.

Após essa pressão inicial, no único momento que o time adversário foi melhor no confronto, o Bahia voltou a dominar as ações da partida. Numa bela jogada, Vinicius obrigou o goleiro a difícil defesa. Logo depois, após cobrança de falta, Gregore passa para Tiago que, como um autêntico centroavante, domina com estilo e tranquilamente tira do goleiro. Bahia 3-0.

Com o adversário ainda cambaleante, o Tricolor fez o quarto tento. Num lançamento de uns 40 metros, Vinicius achou Zé Rafael pela esquerda. O narigudo bom de bola recebeu e serviu Gilberto, que de canhota não perdoou. Bahia 4-0. Êxtase na FN. Loucura nas arquibancadas.

Após o gol, ainda caberia mais, se o time tivesse realmente apertado a fraca defesa do rival, que, entretanto, diminuiu num lance de desatenção e zaga.

Depois, foi só esperar o apito do árbitro e torcer para que não houvesse fuga do adversário novamente, apesar do seu treinador ter tentado atrapalhar a peleja. Fim de papo. Bahia 4-1.

Anderson – Atuação muito segura, corajosa e determinante no confronto. Salvou 3 gols certos, não tendo culpa no gol sofrido. Merece todos os elogios da torcida.

Bruno – Matou a pau. Foi determinante nas suas intervenções com uma atuação bastante segura. Cortes providenciais, jogadas de segurança, sempre se apresentando para o jogo.

Tiago – Não começou bem, mas cresceu ao longo da partida, culminando com um belo gol. Espero que a fase ruim tenha passado.

LF – Jogou muito! Sempre seguro, sem firulas, anulando as investidas contrárias, foi um monstro em campo. Cada dia melhor e mais titular. Melhor jogador do ano de 2018.

Leo – Ontem fez sua melhor partida no Bahia. Apesar de errar cruzamentos, foi importantíssimo nas roubadas de bola e cortes de ataque adversário, além de ajudar na construção de várias jogadas de ataque. Deu um passe açucarado para Zé Rafael no 1 gol, após bela jogada. Está de parabéns.

Gregore – Muito boa partida, com roubadas e bola e poucas faltas. Esteve melhor posicionado em campo.

Elton – Muito importante ofensivamente e defensivamente. Foi fundamental para abrir espaços na defesa adversária. Deu sequência aos lances e cortou muitos passes do adversário. Grande atuação.

Vinicius – Jogou muito bem. Se movimentando bastante, confundiu a marcação, recuando e avançando no posicionamento. Fez um gol, poderia ter feito outros 2 e ainda deu um lançamento que foi uma obra prima para ZR10 no 4° gol. Se estivesse com o pé bom, poderia ser uma goleada histórica.

Edigar Junio – Não teve muitas chances para definir, mas construiu muitas jogadas perigosas, principalmente pelo lado direito do ataque tricolor. Foi muito importante para desestabilizar a zaga do rival com sua movimentação, abrindo espaços para as entradas de Vinicius e Zé Rafael. Matou o lateral esquerdo adversário.

Gilberto – Muito inteligente, fez um verdadeiro inferno na defesa contrária. Não deu sossego aos zagueiros, ora caindo por um lado, ora por outro, sempre nas costas do volante ou do lateral. Não permitiu o contato dos zagueiros, obrigando-os a sair de suas posições. Fez um belo gol.

Edson – Entrou para fechar a zaga e não comprometeu. Ainda conseguiu a expulsão de um atleta.

Régis – Entrou muito tarde. Poderia estar em campo antes para não arrefecer o ímpeto tricolor.

Marco António – Quase fez o quinto gol em bela jogada. Vai nos ajudar muito ainda.

Enderson Moreira – Está de parabéns. Mostrou variações táticas, mudando a forma do time jogar. Merece todos os elogios

 

Outras colunas
comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros. O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.