é goleada tricolor na internet

veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Coluna

Caio Vasconcelos
Publicada em 20/07/2018 às 09h50

Minha Análise - Chapecoense 1x1 Bahia

Meus Amigos,

Ontem, na Arena Condá o Tricolor melhorou seu jogo, dominou a partida, mas não conseguiu sair vencedor do confronto contra a Chapecoense.

Desde o início, o Bahia assumiu as rédeas da partida. Propondo o jogo, bem distribuído em campo, o Esquadrão mostrou melhor organização tática, melhor movimentação do seu meio campo e teve as melhores chances de abrir o placar.

Numa partida onde Vinicius e Elton jogaram mais próximos, com Zé Rafael e Edigar mais adiantados, quase num 433, o time esteve melhor distribuído e merecia ter saído de Chapecó com um triunfo.

Arrisco a dizer que Elton fez sua melhor partida pelo Bahia. Chegando à frente, chutando em gol e sendo um elemento surpresa, criou dificuldades para a defesa contrária. O lance do gol surge de uma infiltração sua pela esquerda, onde deu um corte no zagueiro e cruzou para Gilberto cabecear. Fez boas jogadas com Zé Rafael pelo lado esquerdo.

Apesar da boa partida, o time ainda pecou pelo lado direito do campo. Edigar não conseguiu fazer a função de ponta, muito pela falta de arranque, muito pela mudança no seu jeito de jogar. Eu acho que ele renderia melhor jogando mais próximo de Gilberto, mais perto da área.

Além disso, a ineficiência de Leo nos cruzamentos demonstra que precisamos urgentemente contratar um lateral esquerdo, ainda mais após a saída de Mena. Apesar de esforçado, o carioca erra muito passe, perdendo algumas boas oportunidades de ataque.

Destaco ainda que precisamos ter mais velocidade nos contra-ataques. Tivemos chances de fazer o 2º gol, mas fomos muito lentos na transição, apesar de ter Régis e Élber em campo. Precisamos ter mais fome de gols. Essa foi uma tônica do time durante todo o ano.

Por fim, um time que precisa de pontos não pode tomar um gol como o de ontem. A bola saiu da lateral, quase na intermediária adversária e foi na marca do pênalti. Flávio errou ao querer cortar a bola, mas todo o sistema defensivo precisa colaborar nesse tipo de lance. Não dá para o cara fazer o gol daquela forma, sem marcação.

Enderson Moreira organizou melhor o time, teve coragem de por Edigar e Gilberto na frente. Precisa definir os cobradores de falta e melhorar a aproximação de Vinicius com os atacantes.

Anderson – Não teve culpa no gol, mas eu acho que era bola para sair e cortar. Final da partida, toda a defesa precisa fica ligada.

Tiago – Partida muito abaixo do capitão, sempre atrasado. Vem jogando mal faz tempo. Merece ir para o banco.

LF – Fez uma bela partida. Não inventou, fez o simples.

Leo – Fez uma partida razoável. Foi até bem defensivamente e apareceu algumas vezes no ataque. Entretanto, não consegue acertar um mísero cruzamento.

Gregore – Foi bem, jogando simples. Gostei da sua partida.

Elton – Fez sua melhor partida pelo Bahia. Forte na marcação, saindo para o ataque, aparecendo como elemento surpresa na frente, fez uma bela jogada no gol tricolor.

Vinicius – Fez uma partida razoável. Bom passes, inversões de jogo. Precisa entrar mais na área, chutar mais em gol.

Zé Rafael – Partida bem acima do que vinha jogando. Criando chances pelo lado esquerdo, fez boas combinações com Elton e Leo. Chutou mais dessa vez.

Edigar Junio – Não foi mal, mas foi abaixo do que rende jogando perto da área. Eu o testaria com Gilberto, num 4312, mais próximos, propiciando tabelas e movimentações. Tem um bom chute e por isso, não pode ficar tão longe do gol.

Gilberto – Bela estreia. Não só pelo gol, mas pela movimentação, qualidade técnica e experiência. Vai ajudar bastante.

Flávio – Entrou para colaborar e falhou no gol. Não pode deixar o atacante se antecipar, como fez. Era para ter usado o corpo e tirado a bola.

Régis – Entrou e nada fez. Pouquíssimo tempo.

Elber – Entrou e pouco produziu. Precisa ser o homem de velocidade, parar de querer jogar só com a bola no pé. Precisa ser mais “arisco” para ganhar duelos com os laterais. Esta sendo muito “armador” pelo lado. Deve ser mais “ponta”, com a missão de abrir a defesa com dribles e velocidade.

Outras colunas
comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros. O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.