é goleada tricolor na internet

veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Coluna

Caio Vasconcelos
Publicada em 30/04/2018 às 09h38

Minha Análise - Bahia 0 x 0 Atlético Paranaense

Meus Amigos,

Ontem na Fonte Nova, para um público de 16.313 pessoas, o Tricolor fez um grande jogo, desperdiçando muitos lances claros de gol, e não conseguiu tirar o 0-0 do placar.

Inicialmente, quero destacar o time do Atlético/PR. Para quem viu na TV, pode ter parecido que o jogo foi chato, que o time do bairro do Batel não é "essas coca-cola toda". Porém no estádio, vendo a movimentação dos atletas sem a bola, realmente é um time muitíssimo bem treinado. Em alguns momentos observava a movimentação dos jogadores que não estavam perto da jogada, levando a zaga para o lado contrário, abrindo espaços para a infiltração de um lateral esquerdo na direita, ou de um volante na esquerda, por exemplo.
Jogou praticamente o tempo inteiro com um único zagueiro fixo, e com os demais atletas alternando posição, variando desde a saída de bola até o ataque. É óbvio que o time não tem jogadores tecnicamente capazes de acertar 80, 90% dos passes, o que causa erros ainda em zonas perigosas, mas se deixarem esse rapaz continuar o trabalho, acredito que será um dos grandes treinadores do Brasil.

Feito essa colocação, quero destacar o Bahia. Que partida excelente fez o nosso tricolor! Jogou praticamente 90 minutos com marcação alta, encaixando a marcação quase individual e buscando incessantemente o gol. Tanto que finalizamos 23 vezes, mesmo não tendo a maior posse da bola. Muitas vezes até os zagueiros tricolores estavam no campo de ataque, marcando pressão. E essa disputa tática foi o cerne de toda a partida. Ganha o futebol brasileiro com atuações assim dos 02 times. Arrisco a dizer que esse time, junto com o Corinthians e o Grêmio do ano passado, foram os times melhor treinados que eu vi jogar contra o Bahia desde que a Arena foi reinaugurada. E o Bahia conseguiu se superar e vencer 02 desses confrontos e empatar ontem.

É importante destacar que quantidade de gols perdidos é preocupante, pela displicência na hora de finalizar. Tanto Edigar quanto Léo tinham condições de chutar de forma mais qualificada. Apenas tentaram tirar do goleiro, só que praticamente telegrafaram o chute.

De resto, gostaria de elogiar o trabalho de toda a comissão técnica, incluindo Guto Ferreira. Mostrou que o time está bem preparado fisicamente e que será um adversário difícil de ser batido na FN.

Douglas - Foi um espectador na maior parte do confronto. Fez uma boa defesa no chute de Guilherme, no 1. tempo e depois tomou uma bola no travessão em falta cobrada por Carletto. Cortou alguns cruzamentos. Precisa melhorar a reposição com os pés, visto que ainda força muitas bolas na lateral.

Nino - Um dos melhores em campo ao meu ver. Lutador, participativo, raçudo. fez uma grande partida. Quase marca um golaço de canhota no 1. tempo.

Becão - Não comprometeu. Vinha fazendo uma partida segura até ser substituído.

LF - Uma bela partida do capitão tricolor no confronto. Sempre seguro, forte nos desarmes e no jogo aéreo. fez um belo lançamento de canhota para Élber no 1. tempo, que pode ser uma jogada interessante, se for bem treinada.

Léo - Muito bem no jogo, tanto defensivamente quanto ofensivamente. Correu muito, lutou bastante e fez boas jogadas. Teve a bola do jogo aos seus pés, mas não conseguiu marcar.

Élton - Fez um bom jogo, seguro, roubando bolas sem cometer faltas e distribuindo bem a redonda.

Gregore - O melhor em campo para mim. Jogou demais. Onipresente em campo, desarmou, iniciou jogadas, fez uma partida excelente. Precisamos adquirir os direitos do atleta já.

Vinicius - Fez um bom jogo, mais participativo. Chamou a marcação alta durante todo o tempo que esteve em campo. Saiu extenuado e mereceu os aplausos.

Zé Rafael - Um dos melhores em campo. Absurda a sua participação em todos os setores (o lance em cima da linha salvador que o diga). Correu 12km na partida, foi intenso durante os 90 minutos, criou jogadas, sofreu faltas e roubou bolas. Quem acha que esse jogador é ruim, precisa rever seus conceitos de futebol.

Élber - Melhor partida dele no Bahia. Importante taticamente, ainda fez 3 chutes perigosos, que obrigaram o goleiro a belíssimas intervenções. Méritos do goleiro nos 3 arremates. Cobriu Nino diversas vezes, fazendo uma boa dupla por aquele lado. Espero que continue assim, pois precisaremos dele muitas vezes esse ano.

Edigar Junio - Abaixo dos demais na parte ofensiva, lutou muito e marcou bastante a saída de bola enquanto esteve em campo. Como centroavante, não pode desperdiçar as 3 chances que teve. Uma no 1. tempo, que dominou no peito na entrada da área e isolou e as 2 do 2 tempo, sendo que uma estava de frente para o gol. Para ser a referência ofensiva, precisa definir esses lances melhor.

Éverson - Partida segura do menino. Apesar de canhoto, jogou pelo lado direito e foi bem. Seguro, rápido, merece ser melhor observado. Quem sabe não encontramos o outro zagueiro que precisamos no próprio elenco?

Régis - Não foi bem dessa vez. Apesar de muita disposição, não foi o fio condutor do ataque tricolor. E a marcação afrouxou na frente após a sua entrada.

Brumado - Entrou bem, fazendo um salseiro na defesa e servindo bem Léo. Ainda quase faz um golaço, ao puxar para a canhota e mandar um balaço que tirou tinta do ângulo. Merece a titularidade na quinta.

GF - Mostrou que não é um entregador de camisa como muitos dizem. Merece os elogios quando acerta. E ontem acertou novamente. Temos uma comissão técnica de bom nível, melhor que a maioria das que passaram aqui nas últimas 2 décadas.

Outras colunas
comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros. O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.