é goleada tricolor na internet

veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Coluna

Caio Vasconcelos
Publicada em 01/06/2018 às 15h04

Minha Análise - Bahia 0x2 Flamengo

Meus Amigos,

 

Ontem no New Maraca o Bahia, de forma corriqueira desde a chegada de GF, perdeu mais uma partida no Campeonato Nacional.

 

Com uma escalação interessante, que na teoria teria maior mobilidade, o time tricolor fez mais uma vez um primeiro tempo muito ruim, permitindo ao adversário o controle do jogo. Com uma postura muito recuada, sem conseguir parar a bola na frente, sem capacidade de definição, o Bahia praticamente não incomodou o time carioca, transformando Anderson no principal nome na primeira etapa.

 

A ausência de articulação por parte dos meias, além da falta de um velocista para causar incômodos na defesa, fez com que a estratégia de GF fosse por água abaixo ao tomar 2 gols em 5 minutos.

 

Elber e Zé Rafael não foram bem na primeira etapa, e, por caracteristicas desses jogadores, além da inércia de Vinicius, o Bahia não conseguia encaixar um contra-ataque de perigo. Como os 2 "extremos" do tricolor só correm com a bola no pé, bastava marcar o passe no meio de Vinicius e Élton que praticamente matava o time ofensivamente. 

 

GF deveria ter trazido Vinicius para a linha de volantes, para que ele conseguisse achar mais espaços na defesa. Porém, muito avançado, o camisa 29 foi nulo em campo.

 

O Flamengo era merecedor de um resultado positivo e veio aos 41 e aos 45 em falhas ridículas do sistema defensivo tricolor. Jogadores marcando a bola, correndo atrás dos adversários, sem manter o posicionamento e indo buscar a redonda no filó por duas oportunidades.

 

Na segunda etapa, com um Flamengo controlando o resultado, o Bahia melhorou e chegou a levar esperanças para o torcedor. Entretanto, a ineficiência ofensiva, característica marcante do time durante todo o ano, mais uma vez impediram o gol tricolor. No fim, mais uma derrota sem qualquer chance de triunfo sob o comando de GF fora de casa.

 

Anderson - Foi um dos poucos que se salvaram. Fez boas defesas e impediu uma goleada no 1 tempo. No 2 tempo foi um mero espectador.

 

JP - Melhor jogador de linha. Lutou, criou as melhores chances, tanto no primeiro quanto no segundo tempo. Quase faz um belo gol de canhota. Foi o mais agressivo no ataque.

 

Tiago - Partida limitadíssima. Um erro grotesco no 2. Gol carioca. Saiu caçando o marcador e abriu um buraco para Paquetá marcar e se requebrar na frente da torcida.

 

LF - Também abaixo do que vem jogando. Erro crasso no 1 gol, ao virar o rosto, parecendo ter medo da bola. Lance de baba.

 

Mena - Não comprometeu e quando foi ao ataque não conseguiu achar um companheiro para tocar. Sem centroavante, caberia uma movimentação de Regis e Vinicius para ocuparem esse espaço, vindo de trás. 

 

Gregore - Faz muita falta e corre errado. Precisa se posicionar melhor, pois sai muito na marcação e deixa a defesa muito exposta. Não foi dos piores.

 

Elton - Engana muita gente, por acertar passes e cortar algumas bolas. Mas é muito passivo na marcação homem a homem. No 1 gol, ele estava marcando Diego e deixa o jogador para sair na marcação do passe. Obviamente, deixou Diego livre. Deveria ter ido "até o fim". 

 

Vinicius - Nulo, péssima partida. Deveria ter recuado para jogar na linha dos volantes, com a possibilidade de acionar os extremos em velocidade. Não o fez e ainda atrapalhou Régis diversas vezes. 

 

Élber - Precisa definir se é ponta ou meia, pois só quer jogar com a bola no pé. Extremamente improdutivo, ainda perdeu um gol relativamente fácil de fazer e que daria uma esperança ao time.

 

Zé Rafael - Só melhorou no fim da partida, com a entrada de Allione e Brumado. Fez um primeiro tempo muito abaixo, pois não conseguiu sequer espaços para jogar. A bola demorava muito para chegar ao seus pés. Ficou escondido na marcação. 

 

Régis - Pouco produziu, muito pela ausência de jogadores para tabelar. Precisava encostar mais em Vinícius, fazer tabelas curtas, chutar em gol. Não fez nada disso.

 

Flávio - Entrou e não comprometeu.

 

Allione - Entrou e deu mais dinâmica ao meio de campo. Jogando por dentro, como um camisa 10, rendeu melhor. Merecia ser testado domingo.

 

Brumado - Entrou e deu um certo trabalho à defesa. Precisa parar de ficar impedido, além de saber soltar a bola mais rápido.

 

GF - Atendeu aos anseios da torcida, escalando Régis, mas esqueceu de passar orientações. Mais uma vez peça pela passividade, pela incapacidade de mudar o jogo, apenas observando o péssimo desempenho da equipe.

 

 

 

Outras colunas
comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros. O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.